quinta-feira, 15 de abril de 2010

Retirada de diploma deixa Jornalista contrariada

A não obrigatoriedade do diploma de jornalismo deixa joprnalistas contrariados, é o caso da jornalista Duane Lima Rocha.

"A não obrigatoriedade do diploma foi um golpe duro à qualidade da informação jornalística e á organização da categiria. Além de comprometer a remuneração dos profissionais graduados".

Duane,apesar de ser graduada em jornalismo, explica porquê não exerce a profissão.

"Devido a saturação de profissionais, e o mercado de comunicação em Minas Gerais é muito fechado.Conseguindo se destacar somente aqueles que estão envolvidos com pessoas do meio.Os novos profissionais sempre encontram maiores dificuldades".

A jornalista Duane diz também que não concorda com a exclusão do diploma.

"Não concordo,afinal o dinheiro que investimos em um curso superior,vamos querer o retorno dele mais tarde. Afinal,buscamos a capacitação para a profissão,então temos que ter uma remuneração à altura".

Segundo a jornalista, acredita que as grandes empresas de counicação são capazes de contratar qualquer pessoa para fazer o serviço de um jornalista.

"Olha,para dizer a verdade acredito. Porque nem sempre as grandes empresas preocupam com a ética e a moral da profissão. Mas prefiro lutar para ser diferente e profissional,assim vou me sentir melhor e conquistar meu espaço no mercado".

Ela deixa uma mensagem aos estudantes de jornalismo.

"Concordo que para possa ser competente,não é necessário possuir um diploma,afinal, do que adianta um diploma quando a falta de ética e a eficiência se encontram dentro de si? Mas, se com o diploma em mãos,já há profissionais, não apenas na área da comunicação, mas em todas as outras que infelizmente não são dotados de grande capacidade,imagine então aqueles que nem diploma possuem"!Contudo,acredito que o fato de se cursar jornalismo é de extrema importância para que se obtenha conhecimento pleno em relação à area. Além disso,não apenas acho, mas tenho certeza de que não se exigindo o diploma do curso, um grande número de pessoas incapazes, moralmente falando, vão passar a exercer livremente a profissão".

"Aliás,será que é essa aliberdade da qual estão falando"? Duane Lima Rocha

Opinião da ex estudante de jornalismo Fernanda Dar'c:

Restirada de diploma deixa Jornalista contrariada